BYD Song Plus é atingido três vezes por raio e motorista sai ileso na China

Veículo recebeu três descargas em sequência mas isolamento evitou problemas no veículo e motorista saiu ileso.   redes sociais Autos TV/repr…

Veículo recebeu três descargas em sequência mas isolamento evitou problemas no veículo e motorista saiu ileso.  redes sociais Autos TV/reprodução

SUV vendido em versão elétrica na China recebe descarga elétrica em região portuária mas estrutura isola descarga

Um BYD Song Plus EV foi atingido três vezes por raios enquanto trafegava pela área de serviço de Tieshan, uma região portuária de Guangxi, na China. Imagens de câmeras próximas registraram o momento mostrando clarões e arcos elétricos quando os raios atingiram o teto do veículo. Apesar do impacto elétrico, o motorista saiu completamente ileso. As imagens foram publicadas pela imprensa local no jornal Sanyan Tech.

Segundo informações da imprensa local o isolamento do sistema elétrico principal do veículo — conhecido como “três elétricos” (bateria de tração, controle eletrônico e motor) — não sofreu danos com o isolamento já previsto e por isso nenhum dano ocorreu mesmo após três raios caírem sobre o veículo.

BYD Song Plus 2026Marcos Camargo Jr 27.07.2025

O incidente mostrou descargas elétricas atingindo repetidamente a área do rack de teto do BYD Song Plus EV, gerou arcos visíveis mas após uma revisão completa a perícia não identificou curto-circuitos na bateria de tração, na unidade de controle eletrônico ou no motor — os três principais componentes do trem de força de um veículo elétrico. Apenas dois pontos de impacto foram encontrados no teto, sem danos adicionais à carroceria.

Por que o carro não foi danificado?

O interior de um carro com carroceria metálica selada oferece proteção relativa durante um raio devido ao chamado “efeito gaiola de Faraday”.

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window 11/08/2025 – 13h00 (Atualizado em 11/08/2025 – 13h05)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *