Bombeiros ensinam sobre adestramento de cães a alunos da rede pública – Secretaria de Estado de Educação

Estudantes do Celan foram selecionados para o projeto Cães das Escolas Cívico-Militares do CBMDF 

 

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Paulo Soares

 

Ao fim do curso, alunos estarão aptos a atuar como tratadores e adestradores de cães | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) iniciou um curso de adestramento de cães no Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan). A formação seguirá até dezembro, com 22 encontros — cada um com 3h de duração, sempre no contraturno escolar. As aulas teóricas serão na escola, que mantém gestão compartilhada desde 2022, enquanto as ações práticas serão realizadas no novo Centro de Treinamento de Cães da corporação, inaugurado neste mês.

 

As atividades compõem o projeto Cães das Escolas Cívico-Militares do CBMDF, em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF). Serão treinados cinco cães resgatados por organizações não governamentais (ONGs) do DF que trabalham com o recolhimento e adoção de animais domésticos.

 

Cada dupla de estudantes será responsável por um pet, que, no final da experiência, será disponibilizado para adoção por parte da sociedade civil.

 

De acordo com o major João Gilberto Silva Cavalcanti, responsável pela iniciativa, o objetivo é oferecer uma nova possibilidade profissional aos discentes e, ao mesmo tempo, facilitar o encontro dos pets com novos tutores. “Cães adestrados têm mais facilidade em permanecer nas casas. Os alunos estão tendo a oportunidade de aprender coisas novas que podem servir como uma opção profissional, mas também podem ajudar na vida pessoal”, afirma.

 

Professor da turma, o subtenente Fernando Santos afirma que, após as atividades, os alunos estarão aptos a atuar como adestradores e tratadores de cães. “É enxergar um novo horizonte de trabalho. O mercado pet movimenta bilhões por ano e não para de crescer. Além de treinador e tratador, eles podem trabalhar como dog walker, que, segundo o Ministério do Trabalho, o salário está na faixa de R$ 2 mil a R$ 2,5 mil.”

 

Aulas

 

No curso, os alunos terão aulas de introdução ao bem-estar animal, higienização dos cães, alimentação e hidratação, noções de emergência médico-veterinária, origem e evolução dos animais, noções da comunicação e comportamento canino, comandos de obediência, socialização e correção de comportamentos indesejados, além do manejo de canis, rotina e ambientação. Os encontros ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras.

 

Stefany Gomes, de 15 anos, vê no curso a oportunidade de lidar melhor com os cachorros da família

 

Apaixonada por cães, Stefany Gomes, 15 anos, viu no curso a chance de lidar melhor com os oito cachorros de sua família.

 

Destes, quatro vivem em casa e os outros, de porte grande, ficam em uma chácara, com mais espaço para brincar e correr. “Queria muito poder adestrar eles porque são bem atentados. O professor nos explicou que, com o adestramento, eles podem ficar mais tranquilos, menos ansiosos.” Já Thiago Batista, 15, acredita que a oportunidade será positiva para a comunicação com os pets. Ele deseja seguir carreira militar e espera conseguir atuar na área ambiental, principalmente no cuidado com animais.

 

Posso ajudar a mim, mas também ao próximo, principalmente pessoas com deficiência visual, por conta dos cães-guia”, conta ele, dono de um cachorro, três gatos e uma calopsita. Foram recebidas 65 inscrições para a iniciativa, das quais dez foram selecionadas com base no desempenho pedagógico, na disciplina e no perfil individual de cada estudante. Eles receberam kits com apostila, mochila e materiais de apoio.

 

Novo centro de treinamento

 

Inaugurado em 22 de agosto, o novo Centro de Treinamento de Cães do CBMDF fica no Setor Policial Sul. Com capacidade para acolher cerca de 40 cães, o espaço foi totalmente revitalizado para impulsionar o projeto Cães das Escolas Cívico-Militares, que alia cuidado, educação e inclusão. São três eixos: formar cães que vão atuar na profissionalização de alunos, apoiar crianças com transtorno do espectro autista (TEA) nas instituições e retomar o treinamento de cães-guia no DF, ampliando o cuidado e a inclusão de pessoas com deficiência visual.

 

29/08/2025 - Corpo de Bombeiros oferece curso de adestramento de cães para alunos de escola pública

 

 

 

 

 

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *