Ação da Tesla despenca após choque entre Musk e Trump por novo partido

As ações da Tesla, fabricante de carros elétricos dirigida pelo bilionário Elon Musk, operavam em forte nesta segunda-feira (7/7), em meio ao novo atrito entre o empresário e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ambos eram grandes aliados e recentemente romperam a parceria.


O que aconteceu

  • Por volta das 10h45 (pelo horário de Brasília), os papéis da Tesla negociados na Bolsa Nasdaq, que reúne ações de empresas de tecnologia, tombavam quase 8% e eram cotados a cerca de US$ 290,80.
  • No acumulado de 2025 até aqui, as ações da Tesla já recuaram mais de 21%.
  • Desde a vitória de Trump nas eleições presidenciais dos EUA, em novembro do ano passado, os papéis da companhia registraram desvalorização de 35%.

Novo atrito

No último sábado (5/7), Musk anunciou a criação de um novo partido político nos EUA. “Hoje, o Partido América foi criado para devolver sua liberdade”, disse o dono da Tesla, do X (antigo Twitter) e da SpaceX.

Musk explicou que a criação do partido foi uma “demanda social” e aproveitou para criticar Trump, ao citar temas como “desperdício e corrupção” e “falência”.

“Por uma proporção de 2 para 1, você quer um novo partido político e você o terá! Quando se trata de levar nosso país à falência, com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia”, escreveu o bilionário

A citação de falência feita por Musk é uma referência direta ao megaprojeto de Trump que aumenta despesas e reduz impostos nos EUA. O texto aprovado na última quinta-feira (3/7) deve incrementar a dívida pública norte-americana em US$ 3,3 trilhões, de acordo com estudos do Orçamento do Congresso dos EUA.

Em reação a Musk, Trump fez uma longa publicação em sua própria rede social, a Truth Social, nesse domingo (6/7), com críticas ao ex-aliado.

Trump disse que Musk está “fora dos trilhos” e criticou a ideia do dono da Tesla de criar um terceiro partido nos EUA, o que, segundo o líder norte-americano, resultaria em “disrupção e caos completos e totais”.

“Estou triste ao ver Elon Musk sair completamente dos trilhos, basicamente se tornando um desastre nas últimas cinco semanas. A única coisa para a qual os terceiros partidos servem é para criar desordem e caos completos e totais”, escreveu o presidente dos EUA.

Recentemente, Elon Musk deixou o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) no governo Trump, com quem acabou se desentendendo e trocando farpas publicamente.

Créditos da Noticias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *