Brics estuda construir cabo submarino de fibra óptica, diz ministra

Rio de Janeiro — A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, afirmou, neste domingo (6/7), que os países do Brics concordaram em um fazer um estudo de viabilidade sobre a construção de um cabo submarino de fibra óptica para o compartilhamento de dados entre as nações.

“Decidimos, no encontro, fazer um estudo de viabilidade de um cabo submarino de fibra óptica, porque, afinal, como nós estamos em um tempo ‘dadocêntrico’, cuja questão dos dados é decisiva para a agenda de desenvolvimento dos países, nós temos de ter um cabo próprio, (para) que os dados sejam nossos, dos nossos países”, explicou a ministra durante a cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.

Leia também

Veja:

Segundo Luciana, o bloco vai buscar o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco do Brics, para dar suporte ao projeto. “Foi uma decisão dos 11 países, e nós vamos buscar o NDB, o Banco do Brics, para fazer esse estudo de viabilidade”, pontuou.

“Os cabos de fibra óptica, hoje, que circula os dados, eles são muito concentrados no norte global. E nós vamos fazer esse estudo de viabilidade para garantir. Essa é a principal conclusão”, destacou a ministra da Ciência e Tecnologia.

Crédito da Notícia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *