Rio de Janeiro — O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), comentou, neste sábado (5/7), a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de suspender os atos do Executivo e do Congresso Nacional em relação ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Alckmin considerou que o magistrado “teve sabedoria”, e disse que está otimista para a audiência de conciliação, marcada para o próximo dia 15, que vai discutir uma solução sobre o tema.
“Eu acho que o ministro Alexandre de Moraes teve sabedoria, dizendo: ‘O Supremo interpreta a Constituição, e nós entendemos que temos o bom direito’. O decreto é uma atribuição do Executivo. E ele não tem nenhuma inconstitucionalidade, aliás, isso até já ocorreu. Sempre o caminho do diálogo é um bom caminho”, destacou o vice-presidente em conversa com jornalistas durante as atividades do Brics, no Rio de Janeiro.
Veja a declaração:
“Vamos aguardar o dia 15. Estamos muito otimistas”, completou.
Nessa sexta-feira (4/7), Moraes decidiu suspender tanto os decretos do governo federal que aumentaram o IOF quanto a decisão do Congresso Nacional que havia derrubado o reajuste do tributo.
O magistrado afirmou que, após a audiência de conciliação, avaliará se mantém a medida cautelar.
Leave a Reply