O Metrópoles levou dois troféus no Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo, organizado pela Federação Brasileira de Hospitais. A cerimônia de entrega ocorreu na quarta-feira (2/7), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os homenageados desta edição do prêmio foram escolhidos por votação popular entre os ganhadores das edições anteriores. A editoria de Saúde do Metrópoles, Juliana Contaifer, é autora de duas das reportagens que foram elegidas entre as mais impactantes da última década. As matérias Envelhecendo juntos: quando o idoso que precisa de cuidado é cuidador, e As mães da zika abandonadas no coração do país, foram as escolhidas.
“O jornalismo de saúde é uma área complexa, difícil, mas essencial para construção de uma sociedade mais justa em que toda a população tenha possibilidade de tratamento e acesso à saúde. Essa premiação é um reconhecimento do trabalho, mas também uma oportunidade de divulgar ainda mais temas importantes”, disse Juliana, ao receber os troféus.

A reportagem Envelhecendo juntos: quando o idoso que precisa de cuidado é cuidador mostra a realidade de uma população cada vez mais longeva, em que idosos chegam aos 70 anos cuidando de seus pais ou companheiros.
A matéria multimídia contou com fotografias de Hugo Barreto, Marcelo Saraiva Chaves, Rafaela Felicciano e Vinícius Santa Rosa. Os vídeos foram captados por Isabella Almada e Tauã Medeiros, que também fez a animação. Moisés Dias criou o design e Yanka Romão as ilustrações.
Allan Rabelo, André Marques e Saulo Marques estiveram à frente da tecnologia. O trabalho recebeu a edição de Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia, Olívia Meireles, Gui Prímola, Michael Melo e Isabella Almada. A revisão da reportagem foi feita por Viviane Novais e Denise Costa.
A reportagem As mães da zika abandonadas no coração do país conta a história das famílias goianas que cuidam de crianças com microcefalia causada pela Zika. Só no estado de Goiás, são 68 casos confirmados, mas a quantidade pode ser maior.
A matéria multimídia contou com fotografias e vídeos capturados por Igo Estrela, Gabriel Foster e Rafaela Felicciano, Vinícius Santa Rosa e Michael Melo. Moisés Dias e Gui Prímola criaram um design interativo com infografias impactantes. O material ganhou vida a partir da programação de Allan Rabelo, Saulo Marques e André Marques. O trabalho recebeu a edição de Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia, Olívia Meireles, Gabriel Pereira e Daniel Ferreira. E, por fim, o texto foi revisado por Viviane Novais.
A premiação teve o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde e reuniu autoridades, jornalistas, parlamentares e lideranças do setor hospitalar, reforçando o papel transformador da comunicação responsável.
Leave a Reply