O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), registrou queda de 0,8 ponto em junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (24/6) pela instituição.
Neste mês, de acordo com a FGV, o indicador ficou em 85,9 pontos. O resultado interrompeu uma sequência de três altas mensais consecutivas do índice.
Em médias móveis trimestrais, o indicador que mede a confiança do consumidor brasileiro avançou 0,5 ponto, para 85,8 pontos.
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Análise
“Após três meses em alta, a confiança do consumidor cede em junho, em um movimento de acomodação. O resultado foi influenciado tanto pela revisão das percepções sobre o presente quanto das expectativas para os próximos meses e disseminado entre os consumidores, exceto pelo grupo de renda mais alta”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.
“Entre os quesitos, o indicador que mede a percepção sobre a situação financeira foi o principal motivador do resultado, sugerindo que, apesar da resiliência da economia, os consumidores seguem preocupados com o orçamento doméstico, principalmente em um contexto de forte endividamento, inadimplência e alta dos juros”, explica Gouveia.
“Destaca-se a terceira queda consecutiva do indicador de ímpeto de compras de bens duráveis, um possível reflexo sobre o consumo da política monetária restritiva. O indicador segue refletindo um consumidor pessimista.”
Situação atual e expectativas
De acordo com o levantamento da FGV, a queda na confiança do consumidor em junho foi influenciada, principalmente, pelos dados negativos sobre o momento presente.
O Índice de Situação Atual (ISA) não manteve a trajetória de alta observada nos últimos meses e recuou 1,1 ponto neste mês, para 82,9 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,4 ponto, para 88,7 pontos.
Entre os quesitos que compõem o ISA, o indicador de situação econômica local atual ficou estável, com leve oscilação negativa de 0,1 ponto (para 93,6 pontos), enquanto o índice de situação financeira atual da família recuou 2,1 pontos (para 72,5 pontos).
Queda generalizada
De acordo com a pesquisa da FGV, a diminuição da confiança dos consumidores brasileiros aconteceu em todas as faixas de renda, com exceção daqueles que recebem acima de R$ 9.600,01.
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