Escola em Taguatinga soma 150 aprovações em universidades públicas e federais – Secretaria de Estado de Educação

Iniciativa realizada no CEM 03 fortalece a preparação para o Enem e o PAS

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

Estudantes do CEM 03 de Taguatinga aprovados em diversos cursos em universidades e institutos federais | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado neste domingo (09), os estudantes da rede pública do Distrito Federal intensificam a preparação para alcançar bons resultados. Em Taguatinga, o Centro de Ensino Médio 03 (CEM) 03 se destaca com o projeto NAVE (Núcleo de Apoio ao Vestibulando), responsável por 150 aprovações em universidades públicas e institutos federais apenas neste ano.

 

Em 2024, a escola havia alcançado 92 aprovações pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e pelo Enem. Neste ano, o número cresceu significativamente, com aprovações em cursos como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Engenharias, Psicologia, Letras, Biomedicina, Design, Engenharia Mecatrônica, Ciências Biológicas e Biotecnologia. Entre as instituições estão a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Universidade do Distrito Federal (UnDF) e a Faculdade Estácio.

 

A supervisora pedagógica do CEM 03, Simone Gonçalves, explica como é feita a inclusão dos estudantes nesse novo universo do ensino superior.

 

Quando recebemos os alunos, começamos um trabalho de contextualização para que eles conheçam o sistema que leva à faculdade. Apresentamos os processos do PAS e do Enem, aplicamos simulados no mesmo formato das provas, ensinamos a ler editais, a se inscrever e até a entender como funciona a pontuação da redação”, detalha.

 

Apresentamos os processos do PAS e do Enem, aplicamos simulados, ensinamos a ler editais, a se inscrever e até a entender como funciona a pontuação da redação. 

Simone Gonçalves, supervisora pedagógica do CEM 03 de Taguatinga

 

Com 31 anos de profissão, Simone acompanha de perto o projeto, que começou em 2023 e ganhou mais estrutura em 2024, com a criação de uma sala exclusiva. A professora também celebra a aprovação da própria filha na UnB, no curso de Arquitetura.

 

A escola trabalha todos os aspectos socioemocionais, com acompanhamento da orientação educacional. No último PAS/Vestibular, aprovamos três alunos com necessidades específicas: dois autistas e um com TDAH. É um trabalho coletivo, voltado à formação integral do estudante”, afirma.

 

Entre as ações complementares estão projetos como o Setembro Amarelo, a Jornada das Profissões, que reúne universidades e demonstrações de cursos, e o Agosto Lilás, campanha de valorização da mulher.

 

Universidade

 

Aprovada em Letras pela UnB, Danielle Barros, de 18 anos, ex-aluna do CEM 03, conta que descobriu uma nova vocação. “Antigamente eu não me via sendo professora, mas hoje gosto muito! A universidade está me proporcionando muitas oportunidades”, relata.

 

A futura jornalista Francyelle Souza, também de 18 anos e aluna da UnB, compartilha a própria trajetória. “No primeiro ano eu não me empenhei tanto, mas depois percebi a importância e comecei a estudar mais. Me dediquei às redações do Enem e isso fez toda a diferença.

 

Com a biblioteca reformada e uma sala exclusiva para o projeto, o CEM 03 oferece um ambiente de estudos adequado, com aulas no contraturno e momentos de revisão. A professora de Sociologia Regina Cotrim, idealizadora do projeto NAVE, acompanha com orgulho o crescimento dos alunos.

 

Com a biblioteca reformada e uma sala exclusiva para o projeto, o CEM 03 oferece um ambiente de estudos adequado, com aulas no contraturno e momentos de revisão. 

 

Olho para eles e vejo que muitos ainda vão passar no Enem este ano. Criamos uma cultura de acesso ao ensino superior. Muitos pais procuram a escola por indicação de outros pais”, conta.

 

A criadora do projeto NAVE, professora Regina Cotrim, se orgulha de todos os seus alunos | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Os professores que acompanharam o projeto desde o início se impressionam com os resultados. Em 2018, foram apenas cinco aprovações; hoje, são mais de uma centena.

 

O docente de Filosofia César de Paula destaca o impacto da iniciativa. “Os problemas sociais estão aqui, mas também as soluções. Esse projeto é um divisor de águas. Quando se trabalha a autoestima dos jovens, tudo muda. Aqui, atuamos de forma multidisciplinar para o sucesso deles.

 

 

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