A Toyota do Brasil retomou nessa segunda-feira (3/11) sua produção dos modelos Corolla e Corolla Cross híbridos nas fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), no interior paulista.
A produção havia sido paralisada após uma forte tempestade, no dia 22 de setembro, que provocou severos danos à unidade de motores da empresa, em Porto Feliz (SP).
A fábrica da Toyota em Porto Feliz é a única na América Latina que produz motores para a companhia. Por causa da falta desses motores, as unidades da montadora em Indaiatuba e Sorocaba também haviam suspendido os três turnos de trabalho por tempo indeterminado.
Os carros híbridos são veículos que combinam dois tipos de motorização: a combustão (gasolina ou etanol) e elétrica. Essa combinação permite que o carro alterne entre os dois sistemas, ou os utilize simultaneamente, para otimizar o consumo de combustível e reduzir as emissões de poluentes, sem sacrificar o desempenho.
De acordo com a Toyota, o plano de produção para os meses de novembro e dezembro prevê a recuperação dos volumes de veículos híbridos não produzidos no período entre 23 de setembro e 31 de outubro de 2025.
No mês passado, a Toyota havia informado que, para que a produção fosse efetivamente retomada nas outras fábricas, a empresa importaria motores do Japão, sede da companhia.
“A retomada ocorrerá com motores e peças importados de outras unidades no exterior. Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação, sendo que o plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro”, informou a Toyota, em comunicado divulgado no início de outubro.
Leia também
-
Com motores do Japão, Toyota retomará produção no Brasil em novembro
-
Fábrica da Toyota suspende produção, que pode ser retomada só em 2026
-
Toyota suspende produção e adia lançamento de carro após chuvas em SP
-
Toyota faz recall de quase 600 mil veículos por problemas no painel
A partir de janeiro de 2026, a produção de veículos com motores convencionais será retomada para os mercados nacional e internacional. A Toyota espera normalizar todos os volumes de produção no primeiro trimestre do ano que vem.
A unidade da Toyota em Indaiatuba foi a segunda instalada pela empresa no Brasil, em 1998. A fábrica produz mais de 1 milhão de unidades do modelo Toyota Corolla e conta atualmente com 1,6 mil trabalhadores.
Em maio do ano passado, a Toyota anunciou um acordo para fechar a unidade até 2026, com a transferência da operação para a fábrica de Sorocaba, que seria ampliada. A expectativa é a de que isso aconteça até julho do ano que vem.
O estrago na unidade em Porto Feliz
De acordo com informações da Defesa Civil, foram registradas rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora, no dia 22 de setembro, em Porto Feliz, causando inúmeros danos em toda a cidade. A força dos ventos arrancou a cobertura da fábrica da Toyota e provocou outros prejuízos.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu (SP), cerca de 30 funcionários sofreram ferimentos leves e foram atendidos – todos já receberam alta.
Atualmente, a fábrica da Toyota em Porto Feliz conta com cerca de 800 funcionários.





Leave a Reply