Iniciativa do CEM 02 de Planaltina forma jovens autores e pesquisadores
Por Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares
No Distrito Federal, um projeto literário vem transformando o modo como jovens enxergam a escola, a escrita e a si mesmos. Criado pelo professor Jucelino de Sales, doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e docente da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o projeto “Papo Reto na Escola: Arte, Cultura e Literatura” nasceu de uma inquietação: como aproximar o ensino médio da pesquisa científica e da arte, fazendo da escola um espaço de criação e pertencimento?
Inspirado pela pedagogia crítica e pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Jucelino transformou a gíria “papo reto” — símbolo da comunicação direta e autêntica entre jovens das periferias — em metáfora para uma educação dialógica, ética e criativa. A iniciativa tem como objetivo estimular o protagonismo estudantil, fortalecer a imaginação criativa e aproximar os estudantes do universo acadêmico, promovendo uma transição mais fluida entre o ensino médio e o superior.
“Quando o estudante escreve, declama e publica, ele se reconhece como autor. Isso transforma a relação com a escola e com o conhecimento”, afirma o professor.
Estudantes do Centro de Ensino Médio II de Planaltina celebram o 1º Prêmio Artístico-Literário Papo Reto/CEM II, que incentiva a escrita criativa e o protagonismo juvenil | Fotos: Arquivo Pessoal/Jucelino de Sales
Natural de São João d’Aliança (GO), Jucelino conhece de perto os desafios da educação pública e acredita que a arte pode ser instrumento de emancipação intelectual e social. No Centro de Ensino Médio CEM II de Planaltina, ele encontrou o terreno fértil para semear essa ideia, em parceria com a orientadora educacional Keila Nazaré da Cunha e uma equipe interdisciplinar de professores e colaboradores.
Escola como espaço de criação e pesquisa
Com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), por meio do Edital de Demanda Espontânea (2022), o projeto ampliou sua estrutura e se consolidou como uma proposta de iniciação científica e inovação pedagógica, ancorada nos eixos da BNCC — investigação científica e processos criativos. A metodologia valoriza o trabalho coletivo e interdisciplinar, envolvendo docentes de diferentes áreas (Literatura, Artes, Sociologia, Filosofia e Música) em um mesmo esforço: despertar no aluno o prazer de criar e pensar criticamente.
As ações incluem oficinas de escrita criativa, rodas de conversa, produção artística e audiovisual, orientação de bolsistas de iniciação científica e organização de editais literários internos, que culminam em eventos públicos e publicações coletivas. A dinâmica incentiva o diálogo entre texto, imagem e performance, abrindo espaço para poesias faladas (slam), raps autorais e obras visuais, em sintonia com o cotidiano dos estudantes.
Em 2021, mesmo com os desafios do ensino remoto, o grupo realizou o 1º Edital Artístico-Literário Papo Reto — Artistas Juvenis, com o tema “Eu crio uma arte de consciência negra pra geral”. O resultado foi uma coletânea com textos e obras sobre identidade, ancestralidade e combate ao racismo, apresentada em evento virtual transmitido no canal da escola no YouTube.

Estudantes do Centro de Ensino Médio II de Planaltina participam de batalha de slam durante as atividades do projeto
Com o retorno das atividades presenciais, novas edições ampliaram o alcance do projeto. O 2º edital, de 2022, abordou a temática “Cultive a paz e colha o amor“, estimulando a reflexão sobre a cultura de paz e o enfrentamento à violência escolar. O projeto também integrou a rede Periferia Brasileira de Letras, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que reúne coletivos literários de todo o país em torno da valorização da palavra como instrumento de saúde, arte e cidadania.
Além das produções estéticas, o Papo Reto promove o exercício da pesquisa, com registros sistemáticos em diários de bordo, análise de resultados e apresentação de artigos em eventos científicos como o encontro literário realizado em São Paulo, em 2023, quando Jucelino e a professora Jhenifer Rodrigues apresentaram parte dos resultados obtidos com o projeto.
Protagonismo, cultura de paz e impacto social
Mais do que um projeto artístico, o Papo Reto se tornou uma experiência de formação cidadã e emancipação intelectual. Ao unir criação literária, pesquisa científica e ação comunitária, a iniciativa constrói pontes entre os mundos da escola e da universidade, da arte e da ciência, da juventude e da reflexão crítica.
Entre os resultados alcançados estão a publicação anual de coletâneas autorais, a formação de bolsistas de iniciação científica e apoio técnico, a participação em eventos acadêmicos se o fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade — que passa a reconhecer nos estudantes autores, artistas e pesquisadores em potencial.
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O impacto também se traduz na valorização da diversidade, na promoção do diálogo e no combate a preconceitos e violências. Por meio de temáticas como identidade negra, cultura de paz e educação para a vida, o projeto responde a uma das competências gerais da BNCC: formar cidadãos empáticos, críticos e colaborativos.
“O que queremos é que cada jovem compreenda que a criatividade e a ciência caminham juntas. Que ele possa olhar para o seu território, para sua história, e perceber que há potência e conhecimento em cada vivência”, resume Jucelino.
Para o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Leonardo Reisman, projetos como o Papo Reto na Escola exemplificam o papel transformador da pesquisa e da cultura quando aplicadas à realidade das comunidades escolares.
“A FAPDF tem apoiado iniciativas que unem ciência, arte e cidadania, e o Papo Reto é um exemplo inspirador de como a pesquisa pode nascer dentro da escola pública e se transformar em ferramenta de emancipação social. Quando investimos na formação de jovens criadores e pensadores críticos, estamos investindo no futuro do Distrito Federal”, destacou Reisman.
*Com informações da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF
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