A Microsoft e a Anthropic, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial (IA), anunciaram nesta sexta-feira (10/10) a contratação de Rishi Sunak, ex-primeiro-ministro do Reino Unido. Ele ocupará a função de assessor e consultor nas duas companhias.
Sunak, de 45 anos, que continua membro do Parlamento britânico, confirmou o novo emprego por meio das redes sociais. Ele disse que atuará nas empresas de tecnologia como assessor sênior e consultor estratégico.
Segundo o ex-premiê do Reino Unido, toda sua remuneração nos cargos será doada ao The Richmond Project, uma instituição de caridade comandada por ele e pela esposa, Akshata Murty.
Não é a primeira investida de Rishi Sunak no mundo corporativo desde que deixou o comando do governo britânico. Em julho deste ano, ele foi anunciado pelo Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimento dos Estados Unidos e do mundo, como conselheiro sênior.
O que dizem as empresas
No comunicado em que anunciou a contratação, a Microsoft descartou qualquer possibilidade de conflito de interesses envolvendo Sunak e a empresa. “A Microsoft trabalha com assessores de diversos setores e é grata por sua expertise e perspectivas”, afirmou o conglomerado.
A Anthropic, por sua vez, informou que o cargo do ex-premiê do Reino Unido será de meio período, o que não irá prejudicá-lo no exercício de suas funções no Parlamento. A empresa disse ainda que o trabalho cumpre integralmente os requisitos estabelecidos pelo Comitê Consultivo de Nomeações Empresariais do Reino Unido.
Carreira política
Depois de atuar no mercado financeiro, Rishi Sunak ingressou na política e conquistou uma cadeira no Parlamento do Reino Unido, pelo Partido Conservador (de centro-direita), em 2015.
Durante o governo do ex-primeiro-ministro Boris Johnson (2019-2022), Sunak ocupou o cargo de secretário-chefe do Tesouro. Ele também foi subsecretário parlamentar no Ministério de Habitação, Comunidades e Governo Local.
Em 2022, Rishi Sunak se tornou líder do Partido Conservador britânico e, em 2024, líder da oposição ao governo do Partido Trabalhista (de centro-esquerda).
No mesmo ano, Sunak foi eleito primeiro-ministro do Reino Unido, cargo que ocupou por 2 anos, até julho de 2024 – quando os conservadores foram derrotados e os trabalhistas retornaram ao poder, hoje ocupado pelo premiê Keir Starmer.
Leave a Reply