O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nessa segunda-feira (29/9) a imposição de tarifas adicionais sobre madeira, armários de cozinha, pias de banheiro e móveis estofados.
A Casa Branca definiu uma nova taxa de 10% sobre a madeira e de 25% para armários e móveis. A medida afeta, principalmente, países como Canadá, México e Vietnã – os canadenses são os maiores fornecedores de madeira serrada para os EUA.
O decreto assinado por Trump estipula que as novas tarifas entrem em vigor a partir do dia 14 de outubro.
A medida já havia sido antecipada pelo republicano na última quinta-feira (25/9), quando o presidente dos EUA também afirmou que taxaria produtos farmacêuticos e caminhões pesados. No caso destes produtos, as tarifas começam a valer já a partir de 1º de outubro.
Tarifas vão subir, diz Trump
Segundo Trump, as importações de madeira vêm “enfraquecendo” a economia norte-americana, levando ao fechamento de serrarias e causando uma ruptura nas cadeias de suprimento e o desabastecimento da indústria local.
Em uma mensagem publicada em sua rede social, a Truth Social, Trump anunciou ainda que, a partir de 1º de janeiro de 2026, aumentará a tarifa sobre armários para 30% e a sobre móveis estofados, para 50%.
“Na minha opinião, as ações desta proclamação irão, entre outras coisas, fortalecer as cadeias de suprimentos, reforçar a resiliência industrial, criar empregos de alta qualidade e aumentar a utilização da capacidade doméstica de produtos de madeira, de modo que os EUA possam satisfazer totalmente o consumo doméstico e, ao mesmo tempo, criar benefícios econômicos por meio do aumento das exportações”, escreveu Trump.
Leave a Reply