Carros de aplicativo — Foto: Reprodução/TV Globo Portaria da Secretaria de Mobilidade exige que selo seja fixado no painel dos carros em até…
Carros de aplicativo — Foto: Reprodução/TV Globo
Portaria da Secretaria de Mobilidade exige que selo seja fixado no painel dos carros em até 90 dias. Na consulta, passageiros vão acessar dados do motorista e do veículo.
Quem usa transporte por aplicativo no Distrito Federal vai poder conferir, com o celular, se o carro e o motorista estão devidamente autorizados a prestar o serviço.
Isso, porque uma portaria da Secretaria Mobilidade (Semob) determinou que todos os veículos cadastrados passem a exibir um selo eletrônico com QR Code, fixado no para-brisa, em local visível.
A medida busca aumentar a segurança e a transparência no serviço.
Ao escanear o código com qualquer smartphone, o passageiro vai poder acessar informações básicas, como:
- nome do condutor;
- número da autorização;
- placa e modelo do veículo;
- empresa de aplicativo vinculada ao veículo.
Para os agentes de fiscalização, o QR Code vai permitir uma consulta mais completa, com foto do motorista e dados detalhados sobre a autorização vigente.
Implementação
O prazo para que motoristas e empresas se adequem à nova regra é de 90 dias.
Durante esse período, a fiscalização será educativa. Depois disso, quem não estiver regularizado poderá sofrer sanções administrativas, como multa ou até apreensão do veículo em casos de transporte não autorizado.
Segundo a Secretaria de Mobilidade, o objetivo é modernizar o transporte individual por aplicativo e garantir mais segurança para usuários e motoristas.
O sistema foi desenvolvido com mecanismos de segurança e criptografia, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Leave a Reply