Primeiro episódio apresenta periódico científico sobre educação básica
Por Giordano Bazzo, Ascom/ SEEDF
Professores Carolina Carrijo, Pedro Artur e Bárbara Boaventura, atual editora-chefe da RCCJ | Foto: Divulgação, Eape/SEEDF.
A Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), lançou ,nesta semana, o @OcanaldaEape no YouTube, o primeiro videocast da Revista Com Censo Jovem (RCCJ). O primeiro episódio “Prosa ao Pé do Ouvido” apresentou o periódico científico da rede pública, que valoriza a produção acadêmica de estudantes da educação básica e estimula o desenvolvimento da pesquisa com o apoio de seus professores.
A conversa contou com a participação especial das professoras Bárbara Boaventura, atual editora-chefe da RCCJ, e Carolina Carrijo, que ocupou o cargo em 2023 e 2024, ao lado do formador Pedro Artur. O trio falou sobre a história da revista, a importância da escrita científica e os desafios de inserir os jovens no universo da pesquisa acadêmica.
Temas em destaque
Durante o bate-papo, foram abordados temas fundamentais como o surgimento e a trajetória da Revista Com Censo Jovem, a importância da escrita científica na formação dos estudantes, o papel da ciência no contexto educacional, discussões sobre inteligência artificial no ambiente acadêmico, entre outros assuntos relevantes para a comunidade educacional.
Leia também
Com Censo Jovem
A Revista Com Censo Jovem é uma iniciativa da SEEDF, que oferece aos estudantes da educação básica uma plataforma acadêmica para a divulgação de seus trabalhos científicos e experiências educacionais. O periódico funciona como um espaço de valorização da produção estudantil, sempre com o acompanhamento e orientação de professores qualificados.
Segundo Bárbara Boaventura, “A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria em promover a cultura científica entre os jovens estudantes, incentivando a pesquisa e a produção acadêmica desde os primeiros anos da formação educacional”.
Assista ao primeiro episódio do videocast
Leave a Reply