O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), registrou queda de 0,5 ponto em agosto, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25/8) pela instituição.
Neste mês, de acordo com o levantamento da FGV, o indicador ficou em 86,2 pontos.
Em médias móveis trimestrais, o indicador que mede a confiança do consumidor brasileiro recuou 0,1 ponto, para 86,3 pontos.
Situação atual e expectativas
De acordo com o levantamento da FGV, a queda na confiança do consumidor em agosto foi influenciada pelos dados negativos sobre a expectativa para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) recuou 1,3 ponto, para 88,1 pontos.
O Índice de Situação Atual (ISA), por sua vez, registrou alta de 1,1 ponto, para 84,5 pontos – foi o segundo mês consecutivo de crescimento do indicador.
Leia também
-
Pão de Açúcar: família Coelho Diniz amplia fatia e quer novo conselho
-
Indústria da construção diminui projeção de crescimento para 2025
-
Focus: mercado reduz projeções de inflação para 2025, 2026 e 2027
-
Dólar passa a cair e Bolsa se segura com Focus e “rescaldo” de Powell
Análise
“A confiança do consumidor tem oscilado dentro de uma estreita faixa nos últimos três meses, sem sinalizar uma tendência clara de melhora ou piora da confiança, mas uma manutenção do indicador em níveis desfavoráveis”, explica a economista Anna Carolina Gouveia, do FGV Ibre.
Segundo ela, os maiores destaques do mês foram “a terceira e segunda queda seguida dos indicadores de situação econômica e financeira futura dos consumidores, respectivamente”.
“Esses resultados sugerem um quadro de cautela e preocupação com o futuro, tendo em vista, principalmente, os altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias”, completou Gouveia.
Leave a Reply