Educação e GDF inauguram nesta quarta (6) o Cepi Asa Branca, em Taguatinga – Secretaria de Estado de Educação

Unidade já atende 188 crianças de até 3 anos em período integral desde abril 

Por Catarina Loiola e Ian Ferraz, da Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, pontuou a importância das creches para o desenvolvimento infantil. “É o primeiro momento que a criança vai ter contato com os colegas, porque a escola, além de ofertar aos estudantes a aprendizagem pelas disciplinas, é um ambiente de socialização | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Taguatinga ganhou mais um Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi). Batizado de Asa Branca, o espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (6) pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com capacidade para atender 188 crianças. Foram investidos mais de R$ 6 milhões na obra, recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de contrapartida do GDF.

 

Os serviços foram executados por empresa contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para fortalecer a oferta da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Durante a inauguração simbólica, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a entrega de mais um Cepi representa o esforço do GDF em reduzir a fila de creches.

 

Para a gente, é um momento de muita alegria. Nós assumimos um desafio muito forte em janeiro de 2019, quando tínhamos cerca de 26 mil crianças fora das creches. Hoje, nós temos menos de 2,5 mil e até dezembro esperamos estar com a fila zerada no DF”. Além do Cepi entregue nesta quarta, o GDF tem mais nove prontos para inaugurar, sete em licitação e 33 em fase de projeto, segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Nós assumimos um desafio muito forte em janeiro de 2019, quando tínhamos cerca de 26 mil crianças fora das creches. Hoje, nós temos menos de 2,5 mil e até dezembro esperamos estar com a fila zerada no DF.
Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

 

 

O Cepi Asa Branca foi formalmente inaugurado nesta quarta (6), em Taguatinga; a creche tem capacidade para atender 188 crianças | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O chefe do Executivo local lembrou ainda outras ações do governo que têm garantido a presença das crianças na educação infantil, como o aumento do repasse do Cartão Creche para as entidades privadas. “Nós fizemos o reajuste da tabela, o que está aumentando a quantidade de creches privadas que estão buscando dar esse atendimento”, acrescentou.

 

O governador Ibaneis Rocha aproveitou a solenidade para anunciar um projeto em desenvolvimento. Trata-se de uma bolsa para alunos da rede pública aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em universidades de outros estados: “Vamos criar uma bolsa para cada aluno, para que possamos ajudar no custeio das famílias. Porque a grande maioria está passando graças às melhorias do ensino e tem a oportunidade de estudar numa boa universidade. Temos que pensar na educação integral, desde a pequena idade até a universidade.”

 

A vice-governadora Celina Leão reforçou que “a inauguração do Cepi Asa Branca faz parte do esforço deste GDF para fortalecer a educação infantil no Distrito Federal, ampliando o acesso ao ensino de qualidade e o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida. Além disso, é uma tranquilidade, especialmente, para as mães que podem trabalhar sabendo que seus filhos estão bem-cuidados e assistidos”.

 

Educação infantil

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, pontuou a importância das creches para o desenvolvimento infantil. “É o primeiro momento que a criança vai ter contato com os colegas, porque a escola, além de ofertar aos estudantes a aprendizagem pelas disciplinas, é um ambiente de socialização. A criança aprende a ter limites, a trabalhar em grupo. É todo um trabalho que vem sendo feito na formação desses futuros cidadãos. A mãe vai trabalhar com tranquilidade porque a criança fica 10 horas assistida no espaço, com insumos, uniforme e cinco refeições. Ela vai para casa com banho tomado e alimentada, só para dormir”, destacou.Hélvia Paranaguá destacou também o novo manual do GDF, atendendo a uma recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) que define mais critérios para as vagas.

 

Localizado no Setor J Norte de Taguatinga, o Cepi Asa Branca segue o padrão Tipo 1 em lote de 7.200 m², com área edificada de 1.311,97 m² | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Colocamos crianças que são filhas de mães vítimas de feminicídio e pessoas em situação de rua… Então, vários outros aspectos que não estavam previstos no manual anterior foram colocados, para que a gente possa fazer o filtro e proteger quem precisa mais nesse momento”, explicou. “Outra coisa importante é que agora a mãe só tem direito a três recusas”.

 

A nova regra permitirá o andamento da fila, que antes ficava parada até o responsável aceitar uma vaga. Natural de Taguatinga, a primeira-dama Mayara Noronha Rocha resgatou memórias da cidade e a sua gratidão por ela: “A [inauguração] de hoje tem o meu coração, é muito especial poder voltar ao lugar onde eu cresci e poder contemplar com essa obra. Traz um momento de reflexão e de gratidão pelas famílias que deixam seus filhos aqui e têm seus corações tranquilos porque eles estão sendo bem-cuidados”, elogiou.

 

De portas abertas desde abril, atualmente a unidade atende 188 crianças em tempo integral, com funcionamento das 7h30 às 17h30. As turmas são organizadas em Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II, acolhendo os pequenos com idades entre 4 meses e 3 anos. As cinco refeições oferecidas diariamente são elaboradas por nutricionista, considerando as necessidades de cada idade e as restrições alimentares de alguns estudantes.

 

Para a publicitária Nayara Faria, 25, tanto a estrutura quanto o currículo pedagógico da unidade permitem que ela se dedique a compromissos profissionais com tranquilidade, ciente de que o filho está bem-cuidado. “O Miguel tem 3 anos, ele se adaptou muito bem e, hoje, a creche é o meu alicerce, é o que me ajuda a seguir minha vida, trabalhar e estudar”, comenta. “Aqui tem toda uma rotina, desde a alimentação, que tem nutricionistas, até brincadeiras didáticas, em um lugar limpo, organizado, com uma estrutura muito boa”, elogiou.

 

A confeiteira Brenda de Aquino, 22, também agradece a construção da creche, que fica a menos de dez minutos a pé da casa dela. “Antes, meu filho ia de van para a creche, porque era longe de casa. Quando descobri que teria essa unidade, fiquei muito feliz”, destaca a mãe do pequeno Rhavi, 2. “Ele se adaptou muito bem à rotina da escola. Está falando bem mais, se alimentando melhor. E me ajudou muito também porque, na minha correria do dia a dia, eu não conseguia dar uma atenção exclusiva para ele. Aqui na escola tenho certeza de que ele está aprendendo.”

 

Estrutura

 

O refeitório do Cepi Asa Branca fica no bloco A, assim como a cozinha, as salas de atividades para crianças de até 11 meses e fraldários, entre outras estruturas | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Localizada no Setor J Norte, a creche segue o padrão Tipo 1 em lote de 7.200 m², com área edificada de 1.311,97 m². São dois blocos principais (A e B), interligados por circulação coberta, além de pátio coberto, playground, jardins, castelo d’água e estacionamento.

 

O que nos dá mais prazer é a engenharia social, que são as creches, escolas e hospitais – tudo que está relacionado diretamente com as pessoas. Essa obra social é muito forte e prioritária dentro do projeto do governador. Hoje, por exemplo, estamos inaugurando um Cepi bacana para 188 alunos. É uma obra com um lote maravilhoso, que foi feita em dois anos, com muito cuidado e zelo; e isso acrescenta muito dentro dessa prioridade social do governo”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

O bloco A conta com hall, secretaria, sala de professores, direção, almoxarifado, sanitários, lactário com áreas de higienização, preparo de alimentos e entrega, salas de atividades para crianças de até 11 meses, fraldários, salas de amamentação, dois solários, salas de telefonia e elétrica, copa para funcionários, lavanderia com área de triagem, tanques e máquinas, rouparia, depósito de material de limpeza, vestiários, refeitório, cozinha, despensa, varanda e pátio de serviço.Já o bloco B é composto por duas salas de atividades para crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses, duas salas para crianças de 2 a 3 anos e 11 meses, quatro solários, sala multiúso, quatro salas da pré-escola para crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses, sanitários infantis e sanitários para professores.

 

O pátio coberto serve como espaço de integração entre as diferentes faixas etárias. O playground, localizado na área externa, é destinado a brinquedos infantis. O estacionamento da unidade tem 12 vagas para bicicletas, dez para motos e 18 para carros, sendo uma vaga para pessoa com deficiência (PcD), três vagas para pessoas idosas e uma para embarque e desembarque.

 

O Cepi Asa Branca é administrado pela organização sem fins lucrativos Lar da Criança Padre Cícero. “O lar está há mais de 40 anos em Taguatinga e essa é a nossa quarta unidade. Fazemos esse trabalho para as mães irem trabalhar e estudar, tendo apoio nos cuidados e no desenvolvimento das crianças, que é o mais importante de tudo, com muito amor”, afirma a presidente da entidade, Maria Meire Costa.

 

*Colaborou Adriana Izel

INAUGURAÇÃO CEPI ASA BRANCA - TAGUATINGA

Crédito da Matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *