Na Europa, bolsas fecham no vermelho após novas ameaças de Trump

Os principais índices das bolsas de valores da Europa fecharam a semana com perdas, em meio à apreensão dos investidores após novas ameaças tarifárias feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Durante a semana, as bolsas europeias vinham operando no azul, com a expectativa de um eventual acordo comercial entre os EUA e a União Europeia (UE), o que agora já não parece tão provável.


O que aconteceu

  • O índice Stoxx 600, que reúne ações de 600 empresas europeias listadas em bolsas, fechou em queda de 1,01%, aos 547,34 pontos.
  • Na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, o índice DAX recuou 0,82%, aos 24,2 mil pontos.
  • Em Paris, o CAC 40 cedeu 0,92%, aos 7,8 mil pontos.
  • Na Bolsa de Londres, o FTSE 100 teve perdas de 0,38%, aos 8,9 mil pontos.
  • Em Madri, o Ibex 35 tombou 0,94%, aos 14 mil pontos.

Trump ameaça a UE

Na noite passada, Donald Trump anunciou, em entrevista por telefone à rede NBC, que planejava enviar uma carta à UE “hoje ou amanhã”, detalhando as tarifas comerciais impostas a diversos países do bloco.

“Estou conversando com a UE que, como vocês sabem, abrange vários países, e também com o Canadá. Devemos enviar [as cartas] nas próximas horas”, disse Trump.

O presidente norte-americano também garantiu que os países que não foram notificados sobre tarifas específicas estariam sujeitos a uma tarifa mínima de 15% a 20%, sem especificar se ela seria adicional às chamadas tarifas básicas de 10% que vêm sendo impostas à maioria dos produtos que entram nos EUA desde abril.

Créditos da Noticias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *