Por Adriana Machado, da Ascom SSP/DF
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) realizou, nesta quarta-feira (27), a primeira reunião do Conselho das Mulheres da Segurança Pública do Distrito Federal (CMSP). O encontro marca um passo importante na consolidação de políticas internas voltadas à promoção da igualdade de gênero, à valorização profissional e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação no ambiente institucional.
Conselho é uma rede de atuação conjunta que fortalece a valorização das mulheres nas forças de segurança
Criado para planejar e desenvolver ações voltadas às servidoras da segurança pública, o CMSP integra a estrutura prevista no Decreto nº 45.414/2024, que instituiu a Política das Mulheres na Segurança Pública. Essa rede de atuação conjunta tem como objetivo garantir espaços de escuta qualificada, fortalecer o diálogo entre instituições e implementar medidas estruturadas para valorização das mulheres nas forças de segurança.
“A pauta da igualdade de gênero é fundamental para planejamento estratégico e para formulação das políticas prioritárias para segurança pública do DF”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Precisamos avançar de forma consistente e estruturada, construindo um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo para todas as servidoras. O Conselho cumpre esse papel, ao aproximar as forças de segurança e permitir a construção de soluções integradas.”
Deliberações
Durante a reunião, foram aprovados o regimento interno do conselho, definidas as datas das próximas reuniões e realizada a eleição da presidente do colegiado. A subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP-DF, Regilene Siqueira, foi eleita por unanimidade para conduzir os trabalhos pelos próximos dois anos.
“Vamos trabalhar de forma integrada, ouvindo as servidoras e construindo propostas que respondam às demandas reais”, declarou Regilene. “É um espaço de diálogo e, ao mesmo tempo, de ação, com impacto direto na vida de quem atua na linha de frente da segurança pública.”
O CPPM é formado por representantes mulheres da ativa da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran-DF, Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e servidoras da própria SSP-DF. A composição garante diversidade e representatividade na elaboração de políticas internas e no acompanhamento de pautas relacionadas ao bem-estar e valorização profissional das mulheres.
Até o fim do ano, o comitê apresentará um plano integrado de ações e metas, que será incorporado ao planejamento estratégico da SSP-DF. A proposta é criar um instrumento que permita acompanhar avanços, identificar desafios e propor melhorias contínuas para o ambiente institucional.
“O comitê reforça o compromisso da SSP-DF com uma política de segurança pública inclusiva, que valoriza a diversidade e fortalece a atuação das servidoras civis e militares”, lembrou o secretário-executivo institucional Thiago Costa. “Estamos alinhados às práticas nacionais para garantir um ambiente mais saudável e respeitoso para todos.”
Edição: Agência Brasília
Leave a Reply