Adriana Machado, da Ascom SSP-DF
O desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, ocorreu de forma pacífica e sem registro de ocorrências graves neste domingo (7). Bem antes do público chegar, a segurança já estava mobilizada e acompanhando em tempo real a movimentação da área central de Brasília. O resultado positivo é reflexo do Protocolo de Operações Integradas (POI), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e colocado em prática em conjunto com órgãos locais e federais.
Monitoramento e integração
Desde as primeiras horas do dia, representantes das forças de segurança e órgãos de apoio estiveram reunidos na sala de monitoramento da SSP-DF, acompanhando em tempo real a movimentação do público e das áreas estratégicas. O esquema operacional incluiu policiamento reforçado, monitoramento por drones, câmeras e a estrutura da Cidade Policial, que serviu de base para as corporações.
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, acompanhou o trabalho da segurança pública. Ela esteve no Ciob e também na Cidade da Segurança, instalada ao lado do Museu. “Acompanhando de perto, junto com nossa equipe de segurança e órgãos de fiscalização, todo o monitoramento do 7 de setembro. É fundamental garantir que a população tenha tranquilidade, por isso reforçamos a estrutura, com revistas e câmeras em tempo real, assegurando que todas as manifestações ocorram de forma pacífica e sem incidentes. Nosso compromisso é assegurar a tranquilidade da população”, ressaltou a vice-governadora.
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, acompanhou o trabalho da segurança pública | Fotos: Divulgação/SSP-DF
O monitoramento ocorreu por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reuniu representantes das 31 instituições, organizações e agências (IOAs) que já o integram e outros órgãos, como Ministério da Defesa, Marinha, Exército, Comando Militar do Planalto, Força Nacional, Câmara e Senado Federal, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Polícia Federal.
“Desde as primeiras horas do dia, nossas equipes estavam mobilizadas e acompanhando cada detalhe da movimentação na região central de Brasília. O sucesso do desfile é resultado de um planejamento criterioso, construído com base em levantamentos de inteligência e no alinhamento entre todos os órgãos envolvidos. Essa integração é a maior garantia de que a população possa participar de momentos cívicos importantes, como o 7 de Setembro, com segurança, tranquilidade e confiança no trabalho das forças que atuam em defesa da sociedade”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
O procurador de Justiça José Eduardo, também acompanhou toda a movimentação. “O 7 de setembro é a nossa maior manifestação cívica e o Ministério Público olha pelo cidadão. Então, para nós, o que importa é a segurança do cidadão, o bem-estar do cidadão. O que nós vemos hoje, claramente, é uma integração entre o governo federal e o governo federal. Houve um aprimoramento neste ano, tanto do espaço de desfile, são mais de 2 mil metros, como do acesso ao público. Você pode ver que nós temos mais áreas cobertas, mais pontes de água, áreas para PCDs elevadas. Então, tudo isso é uma conquista para o cidadão e nós estamos absolutamente tranquilos com essa festa”.
Atuação das forças de segurança
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atendeu nove ocorrências de baixa complexidade — como hipoglicemia, hipertensão e quedas leves —, sem necessidade de encaminhamento hospitalar.
Desde as primeiras horas do dia, representantes das forças de segurança e órgãos de apoio estiveram reunidos na sala de monitoramento da SSP-DF
As equipes foram distribuídas em postos de atendimento estratégicos e em equipes que circulavam entre os participantes. Além da atuação no desfile, a corporação manteve presença marcante na Exposição da Semana da Pátria, realizada no Parque da Cidade entre os dias 5 e 7 de setembro. No local, a população pôde conhecer de perto viaturas, motocicletas aquáticas e equipamentos especializados utilizados nas operações diárias de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran – DF) atuou no controle de trânsito em três pontos da via S2: Sesi Lab, Catedral Metropolitana e Palácio do Itamaraty. Nestes locais não foram registradas ocorrências de qualquer natureza.
Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, tudo ocorreu conforme o planejamento: “A união de todos os órgãos é muito importante para garantir um evento tranquilo e seguro para todos. E foi isso que pudemos ver hoje pela manhã”, destacou.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificou a presença de efetivo especializado, com Cavalaria, Batalhão de Choque e BPCães, além de realizar revistas pessoais em pontos de acesso. Objetos não permitidos no local foram recolhidos durante as abordagens. Nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada.
“Não houve qualquer registro ou acionamento da Polícia Militar do Distrito Federal para ocorrências no local. As linhas de revista funcionaram de forma eficaz, impedindo a entrada de materiais proibidos, como facas, tesouras, objetos cortantes e substâncias inflamáveis”, afirmou o o chefe da Subseção Operacional do Departamento Operacional da PMDF, e comandante da Operação 7 de Setembro, coronel Juliano Farias.
A Polícia Civil do DF (PCDF) registrou seis furtos de celulares na 5ª Delegacia de Polícia, sendo dois contra pedestres. A corporação manteve reforço no efetivo, com delegacias móveis e especializadas à disposição da população.
A Polícia Civil do Distrito Federal utiliza o painel de monitoramento (Polaris – Inteligência Policial) para acompanhar, em tempo real, as ocorrências relacionadas às comemorações do 7 de Setembro. As ocorrências são devidamente sinalizadas no próprio registro policial, quando vinculadas ao evento. Até as 12h deste domingo (7) foi registrada apenas uma ocorrência de furto de celular.
Reabertura das vias
As forças de segurança permanecem no local para monitoramento preventivo na região central. A reabertura das vias está acontecendo gradativamente, sob a avaliação das autoridades de trânsito.
“O êxito desta operação demonstra que o trabalho antecipado, aliado à integração das instituições, é fundamental para que eventos desta magnitude aconteçam com tranquilidade e segurança”, reforçou o subsecretário de Operações Integradas da SSP-DF, Carlos Eduardo Melo.
Leave a Reply