✍🏻🚨Pesquisa distrital sobre segurança pública começa nesta segunda (7) no DF – Secretaria de Estado de Segurança Pública

Adriana Machado, da Ascom SSP-DF

 

A partir desta segunda-feira (7), a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) inicia uma das mais importantes pesquisas já realizadas na capital sobre segurança pública. Serão 19.537 entrevistas domiciliares em todas as regiões administrativas, com visitas realizadas diariamente até o fim do ano — inclusive aos finais de semana e feriados.

 

O objetivo é ouvir a população para além dos números oficiais, captando informações sobre crimes não reportados, sensação de segurança, confiança nas instituições e avaliação dos serviços prestados pelas forças de segurança. A iniciativa marca a 5ª edição da pesquisa. A última foi realizada em 2018.

 

A pesquisa será realizada por empresa especializada, com profissionais previamente avaliados, uniformizados e identificados com crachá, QR Code de verificação e telefone oficial para checagem de autenticidade | Foto: Divulgação/SSP-DF

“Queremos compreender a percepção das pessoas sobre a segurança. Cada resposta será essencial para construirmos políticas públicas ainda mais eficazes e alinhadas à realidade de cada região”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

 

Apesar da queda contínua dos índices criminais desde 2013, o secretário ressalta a importância de escutar a população: “Somos a segunda capital mais segura do país, mas precisamos entender como os cidadãos se sentem diante dessa realidade.”

 

Entrevistadores identificados

A pesquisa será realizada por empresa especializada, com profissionais previamente avaliados, uniformizados e identificados com crachá, QR Code de verificação e telefone oficial para checagem de autenticidade. As entrevistas serão gravadas por áudio, garantindo transparência e integridade na coleta das informações.

 

O levantamento será feito entre 7h e 22h, com uma pessoa entrevistada por domicílio, desde que tenha 16 anos ou mais.

 

“Trata-se de uma ação estratégica para fortalecer o sistema de informações em segurança pública e qualificar a tomada de decisão. Os dados vão subsidiar o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas baseadas em evidências”, explica o subsecretário de Gestão da Informação, George Couto.

 

Com metodologia estatística que garante representatividade por sexo, faixa etária e distribuição territorial, a pesquisa permitirá a construção de uma série histórica contínua e comparável, contribuindo diretamente para o aprimoramento das ações de segurança no DF.

 

Edição: Agência Brasília

Créditos da Notícia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *